Fonte: DETRAN-ES | 25/03/2019

Placa do Mercosul: saiba mais.

Em implementação no país, a obrigatoriedade de uso da nova placa do Mercosul nos veículos ainda gera dúvidas. Entenda o que mudou e como isso o (a) afetará.

Placa mercosul
Placa nova Mercosul

Em implementação no país, a obrigatoriedade de uso da nova placa do Mercosul nos veículos ainda gera dúvidas. Entenda o que mudou e como isso o (a) afetará.

Em vigor desde o fim de 2018, a nova placa do Mercosul chegará em todo o Brasil até o meado deste ano. Mas calma, nem todos precisarão passar pela troca de imediato. Por enquanto, os grupos abaixo são os únicos a terem que adotar o novo padrão:

- Carros novos;
- Veículos que passaram por transferência de proprietário;
- Veículos que passaram por mudança de município;
- Veículos que trocaram de categoria (um táxi que vira um carro de passeio, por exemplo);
- Veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria e/ou está ilegível ou danificada.

Como o novo padrão possui outra sequência de números e letras, a previsão anunciada pelo governo é de que seja obrigatória a mudança em todos os carros até 2023 para completar a padronização. Enquanto isso, a troca voluntária pode ser feita, desde que seu estado esteja registrado no novo sistema, como é o caso do Espírito Santo.

Qual a principal vantagem placa do Mercosul?

Um dos principais benefícios oferecidos pela nova placa é a segurança. Ela possui gravação a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e um QR Code. Esse último item tem o objetivo de dificultar a clonagem de veículos.

Quanto custa a nova placa?

Os valores nos estados podem ser diferentes, isso porque o Detran de cada região tem autonomia para cobrar uma quantia específica. Para os capixabas, o valor gira em torno de R$ 200,00.

Quais são as mudanças?

Os sete caracteres da placa atual brasileira foram mantidos, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números.
Com a nova placa do Mercosul as letras e números podem ser "embaralhados" sem ter a necessidade de ter uma sequência fixa de três letras, no início, e quatro números no final.

O veículo que já possui a placa cinza e precisa fazer a mudança para a do Mercosul obedecerá ao seguinte padrão: as três primeiras letras se mantêm, o primeiro, terceiro e quarto número também, já o segundo número será trocado por uma letra entre A e J, correspondente aos números de 0 a 9, conforme disposto abaixo:

0 = A, 1 = B, 2 = C, 3 = D, 4 = E, 5 = F, 6 = G, 7 = H, 8 = I e 9 = J

Como solicitar a nova placa?

Para trocar a placa, o proprietário do veículo deve se dirigir à unidade do Detran|ES e abrir um processo para a o serviço que deseja realizar. O passo a passo completo, você acessa aqui: https://bit.ly/2U8jZ3B

 

Voltar para a lista