Fonte: Flipboard | 25/03/2019

Cartão de crédito ou débito?

Quando o assunto é cartão de crédito ou débito, você sabe quais são os bônus e riscos de cada um? Veja como melhor gerenciar seu dinheiro com essas opções.

Cartões

Cartão de crédito ou débito, qual devo usar?

Quando o assunto é cartão de crédito ou débito, você sabe quais são os bônus e riscos de cada um? Veja como melhor gerenciar seu dinheiro com essas opções.
Saber a opção correta na hora de usar o cartão de crédito ou débito não é uma tarefa simples. Isso porque poucos têm o hábito de buscar informações de como gerir suas economias de forma produtiva e rentável.
Confira algumas dicas de como você pode ganhar com o uso dessas possibilidades, ao invés de perder!

Os benefícios do cartão de crédito

Para construir créditos para um empréstimo ou compra de imóveis, o uso mensal do cartão é uma ótima ideia, desde que seus pagamentos sejam integrais e feitos dentro do prazo de vencimento. Isso faz toda a diferença para os bancos.
Além disso, esse hábito pode te gerar alguns benefícios como limites de crédito, linhas de crédito, vale-presentes e upgrades para viagens e varejo.

Quando usar um cartão de crédito

Os cartões de crédito são úteis em compras mais arriscadas e com custos altos, como vendas pela internet ou passagens de viagens. Isso ajuda a evitar fraudes e não gastar de uma vez o seu saldo da conta corrente, o que é uma segurança para estar sempre com as finanças em dia e a salvo, em caso de emergências.

Os benefícios do cartão de débito

Ele pode te ajudar a ficar longe das dívidas, já que você só vai conseguir gastar o que está disponível em sua conta corrente. Além disso, usar seu cartão de débito para retirada de dinheiro no caixa eletrônico é mais prático e você não gasta nada por isso.
Além da praticidade para administrar o fluxo da conta, tendo sempre em mãos as saídas do dia a dia.

Quando não usar um cartão de débito

Usar um cartão de débito em viagens, por exemplo, talvez não seja a opção mais adequada. Isso porque seu dinheiro pode ficar retido em algumas transações de serviços que você está pagando como hotéis, locadoras de carros e postos de gasolina. É menos saldo disponível em sua conta até a retenção ser liberada.

 

Voltar para a lista