Fonte: Flipboard | 25/03/2019

Sinais para cuidar da mente

Não é só o nosso corpo que exige cuidados e dá indícios de esgotamento. Veja nove sinais de que sua mente pode estar precisando de um descanso.

Cuide da mente

Nove sinais de que pode ser hora de cuidar da sua mente

Não é só o nosso corpo que exige cuidados e dá indícios de esgotamento. Veja nove sinais de que sua mente pode estar precisando de um descanso.
Saúde não é brincadeira e deveríamos levar isso mais a sério. São horas e mais horas dedicadas a uma vida estressante e cheia de responsabilidades que você tende a colocar em segundo plano os cuidados com o seu emocional. E isso é um grande erro!
Nossa mente é extremamente inteligente e ela, mais do que ninguém, sabe mostrar quando está sobrecarregada. E é pensando em você, que listamos aqui nove sinais que merecem a sua atenção, pois podem ajudar a saber a hora de cuidar da sua mente. Confira!

1. Sua tolerância já chegou no limite

Dizer "não!" ou "chega!" a situações cotidianas com frequência para as pessoas do seu convívio, seja profissional, social ou familiar é um sinal de que sua paciência já se esgotou e sua relação com o outro está te desgastando mais do que você gostaria.

2. Você tem que se convencer a ir trabalhar

É claro que tem dias que o cansaço chega e a vontade de ficar em casa torna-se inevitável, mas se o desânimo de ir trabalhar é diário e você não suporta mais a ideia de ter que acordar para ir à empresa é um sintoma de que sua saúde mental está precisando de cuidados.

3. Seu sono quase não existe mais

Sua mente não para de pensar nas milhares de tarefas que não conseguiu realizar ou fica construindo soluções para seu dia seguinte ser mais produtivo? E deixa a gente adivinhar: no meio disso tudo, você foi dormir quase na hora de acordar e foi para o trabalho extremamente cansado e sem disposição para nada?  É, talvez seja o momento de dar uma pausa na rotina. Sem sono de qualidade, sua mente não conseguirá produzir com qualidade.

4. Está difícil controlar suas emoções

Se você anda ansioso (a) demais e sua sensibilidade aumentou, principalmente em situações que antes era fácil de controlar, significa que sua mente já está pedindo socorro e você não está mais conseguindo reagir controladamente às emoções do dia a dia.

5. Sua concentração está baixa

Ficar parado para focar em uma coisa só, já não faz parte do seu dia a dia porque sua concentração está baixa e sua inquietação não te deixa fixar no que você precisa fazer. Isso é sinal de que você anda sobrecarregado (a) e "desintoxicar" das tarefas é uma boa opção para recarregar as energias e voltar com a mesma concentração de antes.

6. Nada está bom para você

Você já está esgotado de tudo e nada no trabalho consegue te trazer prazer ou empolgação. Parece que dessa vez, então, a bandeira vermelha está levantada e é hora de buscar soluções que te deixem mais leve e ajudem a esquecer dos problemas.

7. Você não pode tomar decisões

Sua mente está tão cansada que você não consegue pensar em soluções diferentes e realmente eficientes para os problemas que surgem no seu dia a dia de trabalho. Nesses casos, algo não está indo bem. É melhor parar um pouco!

8. Você fica doente com frequência

O nosso corpo é uma "máquina" inteligente e ele responde os estímulos da nossa mente rapidamente, como se quisesse nos dizer algo. É nesses momentos que surgem dores de cabeça, cansaço muscular, febres repentinas e muito mais.

9. Folga? Não me lembro

Você vive em uma rotina intensa e muitas vezes deixou de tirar uma folga porque as demandas só acumulam e não consegue um tempo ou alguém para dividir suas funções enquanto está fora da empresa. Tudo fica para você, não é mesmo?
Mas para tudo tem seu tempo e se você se identificou com um desses tópicos, o seu tempo de descanso é agora.

 

Voltar para a lista