Fonte: Eurodicas | 24/04/2019

Como usar mais de um passaporte.

Dupla ou até tripla cidadania é muito mais do que “passagem livre” para outros países. É um verdadeiro jogo de onde e porquê usá-los em determinadas situações.

passaporte

Você tem mais de um passaporte? Aprenda como usá-los.

Para viajar com mais de um passaporte é preciso uma atenção maior do que se imagina. Isso porque, saber usar uma ou outra cidadania pode ser um alerta importante para você não ter dor de cabeça durante a viagem e principalmente, evitar problemas com a imigração.

Qual passaporte apresentar?

Uma informação para ser salientada é: viajar com dois passaportes não é crime, mas a maneira como você apresenta cada um deles nos seus trajetos de viagem pode ser considerado como crime. E isso, ninguém quer.

O que acontece: se você, por exemplo, sair do Brasil apresentando seu passaporte brasileiro e quando voltar, entrar com o passaporte europeu o controle de fronteira pode interpretar isso como falsidade ideológica. Então, anota isso como uma dica importante.

Mas voltando ao assunto do subtítulo acima, a apresentação de cada passaporte depende de alguns critérios da sua viagem.

Se você for à países asiáticos, por exemplo, o visto de turista é concebido em até 90 dias para passaportes brasileiros. O que não acontece com o passaporte europeu, que tem liberado apenas 15 dias de permanência legalizada.

Então, se você pretende prolongar o passeio nesses países vale mais a pena apresentar o seu documento brasileiro.

Entretanto, isso não acontece caso você tenha uma viagem programada para os Estados Unidos. Lá um simples procedimento de autorização feito de maneira online com seu passaporte europeu é suficiente para entrar na América e o melhor: sem longas entrevistas ou comprovações de documentos o tempo inteiro.

Posso mudar o passaporte utilizado durante a viagem?

Mudar você pode, porém, o documento que for apresentado na saída precisa ser o mesmo na entrada.

Como assim? Calma, a gente te explica.

Se sair do Brasil apresentando o passaporte brasileiro, você pode apresentar no outro país o seu outro passaporte. Mas quando você sair do outro país, não é recomentado apresentar o passaporte brasileiro e sim, o qual você entrou nele.

A mesma situação na hora que desembarca no Brasil, o passaporte apresentado precisa ser o mesmo que você saiu daqui. E se você, brasileiro, sair ou entrar do Brasil com documento da sua outra cidadania é obrigatória mostrar um documento brasileiro válido e com foto na sua ida ou na sua volta. Pois, dessa forma, terá evitado de comprovar sua dupla cidadania e até mesmo, ser interpretado com falsidade ideológica. Lembra que falamos sobre isso lá no início do texto? Então, é por isso que os cuidados precisam ser redobrados nessas situações.

Voltar para a lista